Canção das Mulheres

Canção das Mulheres

Que o outro saiba quando estou com Medo, 
e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.
Que o outro note quando preciso de Silêncio 
e não vá embora batendo a porta, 
mas entenda que não o Amarei menos porque estou quieta. 
Que o outro aceite que me preocupo com Ele 
e não se irrite com minha Solicitude, 
e se ela for excessiva saiba me dizer isso 
com Delicadeza ou Bom Humor.
Que o outro perceba minha Fragilidade 
e não ria de Mim, nem se aproveite disso.
Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de Mim, 
porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.
Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou Nervosa,
ou Doente, ou Agressiva, nem diga que Reclamo demais.
Que o outro sinta quanto me dói a idéia da Perda, 
e ouse ficar comigo um pouco,
em lugar de voltar logo à sua Vida.
Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, 
mas sem fazer alarde nem dizendo; 
''Olha que estou tendo muita paciência com você!''
Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais Pessoas, 
o outro não me exponha nem me ridicularize.
Que se eventualmente perco a Paciência, 
perco a Graça e perco a compostura, 
o outro ainda assim me ache Linda e me Admire.
Que o outro não me considere sempre disponível, 
sempre necessariamente Compreensiva, 
mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.
Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, 
não sou, nem devo ser, a Mulher Maravilha, 
mas apenas uma Pessoa;
Vulnerável e Forte, Incapaz e Gloriosa, 
Assustada e Audaciosa - uma Mulher.

Lya Luft

Comentários